quinta-feira, 29 de julho de 2010

Questões de Administração

(CESPE – ANAL. GESTÃO PESSOAS‐ SERPRO – 2010) Os três níveis da cultura organizacional são: artefatos observáveis, valores adotados e pressupostos básicos.(Certo)

"SCHEIN (1992:12) ainda conceitua cultura como: Um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerada válida e, portanto, para ser ensinada aos novos membros como o meio correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas."



"[...] segundo ROBBINS (1996:680), uma organização torna-se institucionalizada quando adquire vida própria, independentemente do seu fundador ou quaisquer dos seus membros."

"Ainda nessa linha ROBBINS (1996:681) ensina que quando há institucionalização, a organização atinge uma espécie de transcendência, ou seja, seu valor está implícito, está em si mesma e não nos produtos e serviços que produz. Quando seus objetivos originais não são mais relevantes, ela não abandona os negócios. Em vez disso, reinventa-se, redefine-se."

Fonte: GOMES, Eduardo Braz Pereira. CULTURA ORGANIZACIONAL - UM ESTUDO DE CASO. Disponível em: http://www.facape.br/ruth/adm-comport_organ/Cultura_organizacional.pdf

---------

(CESPE – TCU/ ACE GESTÃO DE PESSOAS – 2008) De acordo com Beyer e Harrison, os ritos servem para confirmar os valores da organização e envolvem seis tipos básicos: de passagem, de degradação, de confirmação, de reprodução, de redução de conflitos e de integração. (Certo)


De acordo com Beyer e Harrison os ritos são seis:
Ritos de Passagem – Ex: o treinamento inicial de um recruta no exército;
Ritos de Degradação – Ex: o processo de demissão e substituição de um gerente;
Ritos de Confirmação – Ex: Seminários para reforçar o espírito de coesão interna dos funcionários;
Ritos de Reprodução – Ex: Atividades de Desenvolvimento Organizacional;
Rito para Redução de Conflitos – Ex: Processos de negociação coletiva;
Ritos de Integração – Ex: Festas de Natal nas organizações.

Fonte: Rodrigo Rennó. Questões CESPE para o MPU ‐ 02. www.EUVOUPASSAR.com.br.

Leituras recomendadas:
A CULTURA ORGANIZACIONAL DO BRADESCO
Cultura Organizacional — os modismos, as pesquisas, as ...
Gestão de Pessoas no Futuro - PWC

Nenhum comentário:

Postar um comentário